sábado, 13 de dezembro de 2008

Lasanha à bolonhesa 2


INGREDIENTES

Lasanha
- meio quilo de massa para lasanha
- 2 colheres (sopa) de sal
- 1 fio de azeite
- óleo , para untar
- 250 g de mussarela fatiada
- 100 g de queijo parmesão ralado

Molho Bolonhesa
- 2 colheres (sopa) de óleo
- meio quilo de carne moída
- 1 cenoura pequena , ralada
- 1 colher (sopa) de salsão picado
- 1 tablete de Caldo Maggi de Carne
- 1 lata de purê de tomate (350g)

Molho Branco
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 colher e meia (sopa) de farinha de trigo
- meio litro de leite
- meia colher (chá) de sal
- 1 pitada de pimenta-do-reino
- 1 pitada de noz-moscada
- 1 lata de Creme de Leite

MODO DE PREPARO


Lasanha
Leve ao fogo cinco litros de água com o sal e o azeite. Quando iniciar fervura, cozinhe a massa de lasanha até ficar al dente. Escorra e reserve.

Molho Bolonhesa
Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a carne moída. Junte a cenoura, o salsão e deixe dourar. Acrescente o Caldo de Carne, o purê de tomate, uma xícara (chá) de água e mexa bem para dissolver o Caldo. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, ou até apurar o molho. Reserve.


Molho Branco

Em uma panela, aqueça a manteiga. Quando derreter, junte a farinha e deixe dourar. Aos poucos junte o leite, mexendo sempre para não formar grumos; acrescente o sal, a pimenta e a noz-moscada. Quando adquirir consistência cremosa, retire do fogo, acrescente o Creme de Leite, misture bem e reserve.

Montagem
Unte com óleo um recipiente refratário retangular grande (22 x 35cm). Coloque uma porção de molho bolonhesa; cubra com uma camada de lasanha, cubra com molho branco, polvilhe o queijo ralado, coloque a mussarela. Repita as camadas até a borda do recipiente. Termine com o molho branco e queijo ralado e leve ao forno alto (220°C), em banho-maria, por cerca de 20 minutos. Sirva a seguir.


Dica
Querendo, intercale camadas com presunto fatiado. Você precisará de aproximadamente 200g. Molho Bolonhesa: Em um recipiente refratário, coloque o óleo, a carne moída, a cenoura, o salsão e o Caldo Maggi. Leve ao microondas por cerca de 5 minutos em potência alta, mexendo na metade do tempo. Junte o purê de tomate e deixe por mais cerca de 3 minutos em tempo de espera e reserve. Monte a lasanha como indicado no modo de preparo convencional.


Congelamento
Para congelar, monte a lasanha, em recipiente adequado. Tampe, retire o ar, etiquete e deixe em freezer ou duplex por até 3 meses. Para descongelar, deixe em geladeira de véspera e esquente como indicado no modo convencional.

Microondas
Se desejar fazer a lasanha em forno de microondas, prepare apenas metade da receita, uma vez que o forno não comporta recipientes retangulares grandes. Prepare metade das receitas dos molhos, monte a lasanha e leve ao forno de microondas por cerca de 15 minutos em potência alta.

Microondas

Molho Bolonhesa:
Em um recipiente refratário, coloque o óleo, a carne moída, a cenoura, o salsão e o Caldo Maggi. Leve ao microondas por cerca de 5 minutos em potência alta, mexendo na metade do tempo. Junte o purê de tomate e deixe por mais cerca de 3 minutos em tempo de espera e reserve. Monte a lasanha como indicado no modo de preparo convencional.

Molho Branco:
Em um recipiente refratário fundo, aqueça o leite por cerca de 3 minutos em potência alta. Dissolva a farinha em um pouco de água e despeje no leite, mexendo bem para não formar grumos. Junte a seguir a manteiga, o sal, a pimenta, a noz-moscada e volte ao microondas por cerca de 10 minutos em potência alta, mexendo a cada minuto, até o molho ficar homogêneo. Junte o Creme de Leite, mexa e deixe cerca de 3 minutos em tempo de espera.

________________________
Fonte: www.nestle.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Ficamos muito felizes com a sua contribuição. Faça o seu comentário com dicas, curiosidades, correções e sugestões. Seja sempre bem-vido(a) ao nosso blog.